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Se você opera no mundo dos negócios, certamente já ouviu falar em relações públicas (RP). No entanto, as regras do jogo mudaram em relação a estratégias que geralmente eram realizadas offline.

Considerando a velocidade com que a transformação digital tem ocorrido em muitos processos durante a pandemia de COVID-19, entendemos por que as relações públicas digitais deram passos gigantes para renovar sua versão tradicional e chegar a usuários permanentemente conectados.

Quer saber mais sobre essa evolução e as possibilidades que ela traz para as empresas? Junte-se a nós e entenda por que as relações públicas digitais são essenciais para explorar as diferentes oportunidades de comunicação em um mercado cada vez mais digitalizado.

Neste post, você verá:

Confira!

O que são relações públicas digitais

Relações públicas digitais (Digital PR ou Digital Public Relations) é uma estratégia que busca criar uma impressão positiva de uma marca na mídia digital, construir sua reputação e consolidar sua presença online.

Assim como a RP tradicional, a RP digital visa aumentar a exposição da marca, com a diferença de que isso ocorre em um contexto de crescente oferta de mídia.

Portanto, as relações públicas digitais têm o mesmo objetivo, com a vantagem de contar com novas táticas, plataformas e ferramentas para o crescimento da identidade da marca, por meio da interação com outros atores-chave do setor, como:

  • blogs;
  • podcasts;
  • influencers;
  • diretórios da web;
  • sites de notícias;
  • redes sociais;
  • fóruns.

Agora, anote isso: uma estratégia de RP digital bem executada permite que você transmita uma mensagem altamente segmentada para aumentar a exposição da sua marca e, o que é ainda mais interessante, poder influenciar a percepção do seu público.

A transformação das relações públicas tradicionais em um mundo digitalizado

As relações públicas estiveram estáticas até a chegada da transformação digital. Essa foi a virada que obrigou o setor a se reinventar. Embora a RP tradicional ainda seja válida, ela enfrenta certas dificuldades na era digital, pois foi concebida em uma era diferente.

Por exemplo, no modelo tradicional, a comunicação é unilateral, ou seja, uma mensagem é gerada e o público a consome sem poder escolher ou expressar sua opinião. Na RP digital, você lança uma mensagem e ela pode ser manipulada ou cocriada com consumidores, ou, melhor dizendo, prosumers.

Além disso, a RP tradicional se concentra em anúncios e atualizações de produtos. No entanto, as PMEs e pequenas startups geralmente têm um ou dois anúncios a fazer a cada ano. Portanto, pode ser difícil obter cobertura da mídia usando o modelo tradicional.

Por fim, a transformação digital fez com que as relações públicas no campo online deixassem de ser uma alternativa para se tornar uma necessidade para as empresas. E, com o novo modelo, é mais fácil encontrar outras formas de ganhar cobertura na mídia a um custo muito menor.

Como você pode ver, embora ambos os modelos contribuam para melhorar a reputação e aumentar o brand awareness da marca para maximizar as vendas, a diferença está em suas abordagens de conteúdo e interação com esses públicos.

As vantagens das relações públicas digitais para as marcas

Agora que já falamos sobre a base das relações públicas digitais, vamos mostrar os principais benefícios dessa estratégia para as marcas.

Aumenta sua exposição e reputação online sem grandes investimentos

Com as diferentes ações de RP digital, como marketing de influência, guest posting e Marketing de Conteúdo, uma marca pode aumentar sua visibilidade digital em uma variedade de mídias online.

Na verdade, a parceria com um meio diferente aproxima você de um novo público, aumentando as menções online da sua empresa. Obviamente, quanto maior e melhor a qualidade da sua exposição online, mais referências positivas seu público-alvo ouvirá sobre a sua marca

Mas o que isso significa? Que uma boa estratégia de RP digital pode não apenas tornar sua empresa conhecida, mas também transformar seus clientes em embaixadores da marca.

Fortalece sua autoridade no seu nicho

Publicar conteúdo de qualidade em páginas reconhecidas favorece sua posição de líder no seu setor. Em outras palavras, quando sites de autoridade fazem referência à sua marca, as pessoas – e o Google – percebem sua empresa como uma fonte confiável de informações valiosas.

Percebe o poder do conteúdo de qualidade em uma estratégia de RP digital? Ganhar autoridade e se tornar uma referência é decisivo para influenciar a opinião do seu público. Trata-se de construir argumentos que validem sua prova social.

Obtém backlinks de qualidade

Desde a chegada do Google Penguin em 2012, RP e SEO estão mais conectados do que nunca. Com essa atualização, o Google incentiva boas práticas de link building.

Isso significa que um dos principais fatores de rankeamento que o Google considera são os backlinks. Sabemos que o algoritmo Penguin penaliza sites que obtêm backlinks suspeitos e recompensa aqueles que os obtêm naturalmente.

Nesse sentido, o Google privilegia os sites que reconhece como produtores de informações valiosas e de qualidade. Portanto, quanto mais backlinks de alta qualidade você obtém, mais a classificação do seu site melhora.

Aumenta o tráfego para o seu site

As relações públicas digitais não apenas fortalecem sua autoridade, mas também ampliam suas fontes de tráfego. Como? 

Por exemplo, se incluir um link para o seu site em um guest post, você poderá atrair tráfego de referência, possivelmente com novos públicos.

Por outro lado, como os backlinks têm um efeito positivo no posicionamento orgânico do seu site, você pode obter melhores posições nas páginas de resultados do Google. Isso sem dúvida se reflete em um aumento no número de visitantes orgânicos.

Transmite uma mensagem que favoreça a percepção de sua marca

Você se lembra que um dos objetivos das relações públicas é influenciar a opinião do público? Bem, com relações públicas digitais acontece a mesma coisa. Na verdade, graças aos formatos digitais, é mais fácil contar boas histórias com mensagens poderosas.

Essas mensagens não só conectam a marca a determinados valores no que conhecemos como branding, mas também motivam as pessoas a compartilhar esse conteúdo inspirador em suas próprias redes sociais, criando um círculo virtuoso de mais visibilidade.

8 ações práticas de RP digital para iniciar sua estratégia

Agora que você sabe o que é RP digital, veja 8 ações que você pode implementar na comunicação da sua empresa para iniciar sua estratégia.

1. Crie uma lista de mídias e empresas com as quais você pode fazer parceria

Para começar a trabalhar com RP digital, você deve identificar e contatar organizações, blogueiros, jornalistas e influenciadores que atuam no seu segmento.

Existem ferramentas que podem ajudar você a descobrir quais parceiras seus concorrentes têm com outras marcas na internet para tentar obter os mesmos espaços. Veja algumas delas:

  • Ahrefs – fornece informações sobre a autoridade de domínio dos sites de seus contatos potenciais, além de permitir que você faça uma análise dos seus backlinks;
  • SEMrush – essa é uma ferramenta SEO fundamental para analisar a concorrência e seus backlinks;
  • Majestic SEO – assim como o Ahrefs, também pode ser usado para medir a confiabilidade de um site externo;
  • BuzzSumo – permite que você descubra ideias de conteúdo e influenciadores, bem como rastreie marcas, concorrentes e backlinks;
  • Help a Reporter Out (HARO) – oferece a você a oportunidade de se apresentar como um especialista para toda uma comunidade de jornalistas. Aprendendo a usar a ferramenta, você pode garantir uma cobertura valiosa da mídia;
  • LinkedIn – a rede social profissional por excelência. Aqui é possível criar uma rede com contatos valiosos que trabalham no mesmo setor que você.

2. Execute uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Agora, é fundamental combinar uma estratégia digital de relações públicas com dois aliados que contribuem para alcançar o máximo impacto. Estamos falando de Marketing de Conteúdo e SEO.

Tudo começa com seu próprio plano. Você precisa produzir conteúdo de qualidade e otimizado para classificar suas palavras-chave. Dessa forma, você terá material para abordar os contatos da sua lista de mídias e empresas.

Lembre-se de que você pode adaptar o conteúdo a diferentes formatos para reutilização. Por exemplo, uma única postagem do blog pode ser expandida com novas informações para serem reutilizadas em vários formatos de conteúdo, como:

  • infográficos;
  • guest posts;
  • artigos na mídia local;
  • artigos em publicações comerciais como a Forbes;
  • atualização de notícias do LinkedIn;
  • vídeos e podcasts;
  • conteúdo interativo.

A vantagem de combinar RP digital com conteúdo e SEO é que você obtém earned media, ou seja, exposição gratuita sobre sua marca. Na verdade, quanto mais seu conteúdo é encontrado e compartilhado, mais sua reputação e status como autoridade crescem.

3. Cria um bom email de divulgação

Um aspecto fundamental no RP digital são os emails. Eles serão sua carta de apresentação diante de possíveis aliados. Cuide do título para mantê-lo curto e atraente. Além disso, certifique-se de ter uma narrativa forte, concisa e personalizada.

Você também pode escrever um comunicado à imprensa com informações relevantes sobre o seu setor. Inclua algo que a mídia, blogueiros ou organizações queiram citar. E seja claro sobre o que você deseja que eles façam com essas informações.

4. Escreva guest posts que mostrem você como autoridade

O guest posting é uma ótima maneira de começar a construir prova social e desenvolver sua narrativa como líder no setor. Além disso, é uma forma segura de obter backlinks em sites de alta autoridade.

Para ter sucesso com um guest post, você deve saber muito bem quais são os interesses do seu aliado em potencial. Por isso, pense em um tópico com o qual sua empresa possa contribuir. Depois de escrever o texto, certifique-se de otimizar os seguintes aspectos:

  • textos âncora – é conveniente aproveitá-los para vincular seu site às palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você vende produtos alimentícios, seu texto âncora pode ser “alimentação saudável”;
  • URL de destino – trata-se do link para o site que você promoverá em sua estratégia. De preferência, é a página para a qual você gostaria de atrair mais tráfego.

No entanto, lembre-se de que seus aliados em potencial são meticulosos com os links que colocam em seus sites. Por isso, é recomendável que você direcione o tráfego para um dos melhores conteúdos do seu blog em vez de para um formulário ou uma página de produto.

Além disso, o Google valoriza a naturalidade dos links. Se você colocar um hiperlink para sua página de vendas, o algoritmo do mecanismo de pesquisa pode interpretar que você está trapaceando para vender mais. Desse modo, o buscador pode não considerar relevante melhorar sua credibilidade no ranking.

5. Ofereça dados valiosos sobre o seu mercado com pesquisas

Além de um guest post, o que mais você pode fazer para impulsionar seu RP digital? Que tal fazer um estudo sobre os consumidores ou uma projeção para o seu setor?

Depois de ter os resultados, compartilhe os dados mais importante em uma mídia especializada e de relevância para obter menções naturais. Assim, você gera um efeito bola de neve em que cada vez mais a mídia cita seu estudo.

6. Identifique os tópicos de tendência

Se sua empresa sabe como usar as redes sociais, o Google Trends ou o BuzzSumo para identificar tendências no seu setor, agora é a hora de compartilhar criando conteúdos relacionados. Esse tipo de informação é matéria-prima de qualidade, não só para a mídia, mas também para outras empresas do seu segmento.

Além disso, se houver notícias de última hora no seu setor, você pode participar da conversa e obter cobertura, oferecendo seu conhecimento especializado aos jornalistas. Isso aumenta sua exposição e beneficia o SEO para a mídia. É uma situação em que todos ganham.

7. Faça parceria com microinfluenciadores

Os influenciadores são a chave para conversar com públicos aos quais você não tinha acesso antes. Além disso, eles são essenciais para aumentar a confiança que o comprador tem no seu negócio. Inclusive, 49% dos consumidores dependem das recomendações de influenciadores para tomar a decisão de compra.

Para alguns setores, como varejo, alimentação ou turismo, o marketing de influência com celebridades ou figuras públicas pode fazer com que uma marca construa uma ótima imagem e ganhe destaque em pouco tempo.

Da mesma forma, o branded content com microinfluenciadores também está em ascensão, pois é uma forma de promover seu produto sem usar ações diretas, o que às vezes pode ser invasivo para os usuários.

8. Gerencie suas redes sociais

As mídias sociais são uma ferramenta poderosa em uma campanha digital de relações públicas. Por meio deles, você pode se conectar com clientes e influenciadores, estudar seus concorrentes e permanecer relevante na conversa.

Uma técnica de gerenciamento de mídia social é aproveitar seu poder de compartilhar e promover seu conteúdo para impulsionar seu setor. Daí a importância de oferecer conteúdo de valor, com informações que valham a pena compartilhar e discutir.

Aproveite também a oportunidade para ganhar a atenção do seu público-alvo, influenciando e persuadindo sutilmente em vez de tentar vender o tempo todo. E, claro, escute seu público para descobrir seus desejos e criar, assim, uma comunicação melhor.

Se você chegou até aqui, já entende o potencial das relações públicas digitais para abrir novas oportunidades de comunicação e consolidar sua presença digital por meio de parcerias com mídias, influenciadores e empresas relacionadas.

Além disso, o RP digital é uma maneira segura de obter backlinks de qualidade que melhoram seu posicionamento orgânico e amplificam sua exposição online.

No entanto, essa é apenas uma das maneiras de obtê-los. Para aprender a alcançar as primeiras posições no Google, confira nosso guia definitivo de SEO!



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