Como encontrar fornecedores e fazer boas conexões comerciais?

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Como encontrar fornecedores e fazer boas conexões comerciais?

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Quando o tópico é “distribuidores”, os comerciantes consolidados ou que estão entrando agora no mercado podem se deparar com a seguinte situação: sua empresa está conseguindo fechar diversos pedidos ao longo do mês, a venda superou as expectativas, você foi bem-sucedido em captar novos clientes e tudo parece ótimo, até que surge o desafio: 

Os insumos ou matéria-prima necessários para seu produto ou serviço estão no limite e não há previsão de reposição de estoque até o próximo mês. O que fazer?

Imaginemos também que sua empresa optou por seguir uma logística de drop shipping (e caso não esteja familiar com o termo fique tranquilo, iremos explicá-lo mais a frente), e após um mês de pico você é informado que o fabricante não conseguiu administrar o estoque. Qual a solução?

É em momentos de crise como estes que fica óbvio a importância de suas conexões comerciais, e a relação com fornecedores sejam sólidas e de confiança, já que assim seria possível contar com este parceiro para atender suas demandas e aumentar o faturamento de todos os envolvidos. 

Neste artigo, você verá dicas para encontrar bons distribuidores e fabricantes, além de construir uma firme rede de negócios, que tentarão ser apresentadas nos tópicos a seguir:

Para saber mais continue a leitura e veja sua empresa otimizando os negócios com os parceiros.

Por onde começar na construção de relacionamentos?

Antes de ir em busca dos parceiros ideais é importantíssimo entender quem são eles, o que precisam oferecer e o quanto podem requisitar.

A melhor forma de definir isso é entender profundamente seu próprio negócio, tentando analisar todos os processos existentes até a entrega do produto ou serviço e o que é necessário para que se chegue nessa etapa.

Conhecer as forças e fraquezas da sua empresa é o que irá contribuir para que você saiba exatamente o que e quanto irá demandar do fabricante. 

No caso de produtos, é interessante se questionar:

  • a produção é própria ou existe uma distribuição direta ao consumidor final?
  • Quais insumos e matéria-prima no processo principal e nos demais são necessários?

Muitas vezes materiais importantes para tarefas secundárias (como itens de higiene e limpeza ou administrativos e de escritório) passam despercebidos num primeiro momento, sendo que tendo em vista essa necessidade algumas cotações poderiam ser melhor pensadas e feitas de uma vez só!

No caso de serviços, a importância se mantém a mesma, sendo necessário entender o que complementa a mão de obra e como garantir que os profissionais disponham de uniformes, EPIs e ferramentas, na medida que necessitem. 

Depois que você tiver em vista não só quais insumos são necessários ao seu negócio, mas também a frequência com que são necessários e quanto tempo suas operações podem continuar sem eles, fica muito mais fácil de traçar o perfil certo de fornecedor que melhor atenderá suas necessidades.

Como entender o mercado pode contribuir para encontrar distribuidores?

Se já se sabe que entender as próprias demandas e particularidades faz toda a diferença na hora de procurar um fabricante ou parceiro comercial, qual é o próximo passo?

Uma boa maneira de continuar seria entender o comportamento e as tendências do seu segmento.

Para isso vale a pena uma profunda pesquisa online em busca de fóruns, blogs, tutoriais, comunidades e outros espaços de comunicação, onde você poderá encontrar comércios parecidos com o seu, ou cases de sucesso que proporcionarão um grande aprendizado nas opções existentes mais adequadas ao seu modelo de negócio. 

Com isso, já é possível montar uma lista dos fornecedores em potencial, indo desde encontrar fornecedores de embalagens para entrega a aos de matérias primas básicas. Anote tudo e continue a pesquisa!

Neste momento, também pode ser interessante entender os processos dos seus concorrentes, analisando parceiros que desfizeram vínculos recentemente ou encontrando os fornecedores que possuem contrato com essas marcas.

Uma maneira de fazer isso é através da engenharia reversa que, quando compreendida dentro do sentido comercial, se refere a prática de se encontrar pistas do modo de fabricação e caminhos percorridos no processo a partir do produto final, como observar a lista de ingredientes de um alimento. 

Onde encontrar os melhores fornecedores com as ferramentas que você já dispõe?

Agora que o dever de casa está feito, só falta entender quais os melhores locais para encontrar o fornecedor certo para você com os meios que você já possui!.

Como dissemos, a pesquisa online é a maneira que mais te proporcionará variedade quanto a possíveis candidatos, pois com ela se torna possível a conexão com diversos segmentos e negócios de várias regiões.

Alguns fornecedores podem fazer entregas multinacionais (e às vezes até multicontinentais) o que pode levar mais tempo, mas te dará a chance de conhecer opções ainda não vistas de materiais. 

Também será possível conhecer mais das empresas locais, que facilmente proporcionarão velocidade e segurança de estoque, o que pode ser ideal para comércios que trabalham com público direto e podem ter picos de venda inesperados.

Independente do modelo, é importante tomar certos cuidados com fornecedores conhecidos digitalmente da seguinte forma:

  1. Checar a opinião em sites de avaliação (como Reclame Aqui) e com colegas que conheçam aquele serviço;
  2. Consultar a fundo com a marca sobre as particularidades do modo de venda, seja estoque mínimo, tempo médio de entrega para seu endereço, opções de pagamento, entre outros;
  3. Pedir amostras ou formas de avaliar o produto antes da primeira compra, para garantir que é o que se espera;
  4. Se informar sobre políticas de trocas e opções de contratos com benefícios exclusivos;
  5. Consultar as diferentes categorias de produtos oferecidas pela empresa.

Importante pontuar que tais dicas devem valer mesmo que o fornecedor não tenha sido encontrado pela internet, porém neste cenário a necessidade de se esclarecer todas as dúvidas e mapear todas as variáveis se torna ainda mais crucial.

Uma outra forma interessante de aumentar sua lista de contatos é através de feiras profissionais, promovidas por empresas com grande história ou associações locais de diferentes segmentos.

Nessas feiras será possível conhecer pessoalmente as marcas que fazem parte da sua comunidade e poderão oferecer os serviços que você já mapeou.

Esses eventos são verdadeiras minas de ouro, então ao participar de um faça questão de reunir cartões de apresentação, conversar com o máximo de responsáveis que puder, pegar catálogos e amostras grátis, e tornar sua própria marca conhecida no local.

Caso não seja possível comparecer e frequentar feiras por questões de localidade ou gestão de tempo, recomendamos que mesmo assim entre em contato com organizadores por meio de emails, site ou telefones para conseguir catálogos (por vezes serão pagos, mas é um investimento que certamente valerá à pena), e assim ter uma ideia do que está sendo anunciado no seu setor.

Além dos catálogos de feiras e eventos, também pode ser interessante buscar por revistas digitais ou físicas.

O fabricante prima de algum material pode ser um importante aliado, pois com sua recomendação se torna possível encontrar os outros elos da cadeia de fornecimento que serão mais adequados para as demandas de sua marca, por isso faça questão de contatá-lo e pedir uma lista de comerciantes locais e disponíveis para negociação.

Quais as principais vantagens de uma rede de fornecimento forte?

Talvez durante o processo, com todos os esforços desprendidos e o tempo investido, surja o questionamento “Quais os benefícios que conquisto nessa busca por fornecedores?”.

Para responder isso podemos trazer as situações criadas no começo desse post, imaginando agora que o fornecedor em questão se encaixou perfeitamente à sua engenharia logística e desenvolveu uma consistente conexão comercial com sua empresa, conforme a narrativa abaixo:

“Sua empresa está conseguindo fechar diversos pedidos ao longo do mês, a venda superou as expectativas, você foi bem sucedido em captar novos clientes e tudo parece ótimo até que surge o desafio: Os insumos ou matéria prima necessários para seu produto ou serviço estão no limite e não há previsão de reposição de estoque até o próximo mês. O que fazer?”

Com uma empresa que prioriza o relacionamento estabelecido com seu comércio, práticas estratégicas e gestão de estoque compatível, o problema se torna menor, pois a possibilidade de uma cotação de emergência ser atendida é maior.

Além disso, com um fornecedor constante se torna possível que pedidos agendados sejam feitos, um acompanhamento das suas partes (com um atendimento personalizado) possa ser traçado e adaptações criadas.

“Imaginemos também que, sua empresa optou por seguir uma logística de drop shipping, e após um mês de pico você é informado que o fabricante não conseguiu administrar o estoque. Qual a solução?”

A prática de drop shipping envolve não constar com um estoque físico do produto ou material, optando por revendê-lo contando com o fabricante para disponibilizar os itens mediante pedido.

Para que essa estratégia funcione é fundamental que a empresa possua uma rigorosa e organizada logística, e esteja alinhada com todos os revendedores, exigindo assim muita responsabilidade.

Numa relação comercial sólida, essa situação não ocorreria sem que existisse um plano B entre as partes, firmado com antecedência visando o sucesso bilateral das marcas.

Com isso, já dá para ter uma ideia de que encontrar o fornecedor certo significa firmar uma parceria para as mais diversas situações, podendo fazer a diferença entre obter ou não o sucesso que sua empresa merece.

Por isso, esperamos que as dicas trazidas neste artigo possam ajudar você a construir uma boa cadência de fornecimento.

Para outras dicas e artigos exclusivos para o universo B2B visite o blog NEI Expertise!



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