5 dicas para te ajudar a ter um dia mais produtivo

how to include these elements in your strategy?
março 3, 2021
Why Participation Marketing Is a Critical Component of Content Marketing
março 4, 2021
Show all

5 dicas para te ajudar a ter um dia mais produtivo

É bem frequente ver as pessoas falando que gostariam que o dia tivesse mais horas, pois não tem tempo hábil. Isso porque a rotina está atrapalhada, sem uma organização para aproveitar a manhã, tarde ou noite para os compromissos e lazer. Por isso, é importante identificar formas para ter um dia mais produtivo.

 

Assim, é possível ter maior disponibilidade para fazer um exercício físico, por exemplo, ler um livro, assistir televisão e conquistar mais qualidade de vida.

 

Um dia produtivo começa já pela manhã, ao acordar. Um péssimo hábito que muita gente  tem é o de clicar no modo “soneca” ao soar do alarme.

 

Com isso, o tempo vai se estendendo, o sono vai ficando picado – o que pode gerar mais cansaço – e quando chega determinada parte do dia, é provável que falte tempo e disposição.

 

Além disso, há uma prática comum de passear pelas redes sociais antes de levantar, logo após acordar, checando as mensagens, fotos, curtidas, interações e etc.

 

Com isso, o tempo pode passar sem ser percebido, fazendo com que minutos sejam perdidos. Ou seja, a pessoa já postergou esse tempo que pode ser necessário ao final do dia.

 

Além disso, ao avaliar um contexto de uma rotina cheia, é melhor somar esses 30 minutos ao tempo de lazer, quando acaba-se todos afazeres, de modo a poder relaxar com qualidade, seja olhando as redes sociais, conversando com os amigos ou até mesmo em um cochilo.

 

Com práticas do cotidiano, é possível melhorar o tempo de trabalho, estudo e o descanso. 

 

Além disso, a saúde também melhora, retirando o cansaço e estresse, ao mesmo tempo que ganha-se concentração, poder de cognição e maior energia para o dia a dia.

 

Por isso, neste artigo serão colocadas algumas dicas para ter um melhor aproveitamento do tempo e ter um dia mais produtivo.

Anote tudo o que precisa fazer

Anotar tudo o que tem a se fazer em ordem de prioridade é a forma mais prática para organizar o dia e visualizar a rotina.

 

Assim, é possível estabelecer os horários para cada afazer e, quando toda a lista for feita, o tempo e demais atividades podem ser otimizadas.

 

Isso significa que listar tudo o que se tem a fazer, é possível ter noção de tempo para cada atividade, mensurando melhor a distribuição do prazo e evitando duas tarefas ao mesmo tempo ou constantes distrações, atrapalhando a realização correta das tarefas.

 

Portanto, anotações aumentam a produtividade só pela organização do dia. 

 

Desse modo, ao precisar ir em uma consulta, fazer algum tratamento ou colocar um aparelho dental invisível, não haverá problema de interrupção de uma tarefa para sobrepor a outra. 

 

Há como ter tempo para se cuidar e cuidar das tarefas sem problema, afinal, há um cronograma prévio que, preferencialmente, considera imprevistos.

Fique longe do celular na hora de realizar tarefas

Esse é um dos maiores males da atualidade, principalmente para quem quer aproveitar ao máximo o dia. 

 

A distração causada pelo celular e suas constantes informações resulta no desvio da atenção, perda da concentração e da capacidade cognitiva de racionalizar durante a tarefa para executá-la bem e de forma prática.

 

O celular já possui diversas atrações justamente para as pessoas passarem horas olhando a sua tela, trazendo rendimento aos aplicativos – por exemplo – interferindo na qualidade e realização mais ágil das tarefas.

 

Portanto, é necessário manter o foco no que se está fazendo e lembrar que quanto mais eficiente for, melhor, otimizando a rotina e proporcionando o tempo de lazer com mais qualidade também.

 

Uma sugestão é utilizar o celular para ouvir música ou algum podcast durante o trajeto de ônibus ou metrô a caminho de um dentista para distrair nos momentos prévios de um implante dentario.

 

Ainda em relação às músicas, é possível criar uma playlist que auxilie na concentração, ao passo que outras interferências podem ser silenciadas, favorecendo a concentração.

 

Do mesmo modo, outras ferramentas podem ser usadas como aliados na organização da rotina. 

 

Assim, evitar aplicativos de mensagem é crucial, mas recorrer aos organizadores e alarmes pode ser interessante, principalmente para métodos como o pomodoro e estabelecer prazos para cada atividade. 

Use ferramentas digitais a seu favor

Ao invés de distrair, como mencionado anteriormente, as pessoas podem utilizar o celular e outros dispositivos para contribuir para a realização de uma tarefa, seja com o auxílio de uma calculadora, ou mesmo para fazer a própria lista de tarefas do dia ou utilizar calendários.

 

Os dispositivos digitais são repletos de funções úteis e que podem contribuir muito para facilitar a rotina. Portanto, devem ser utilizados da forma correta. 

 

Exemplo disso é adicionar lembretes para colocar a moldeira de clareamento dental, que deve ser utilizado por no mínimo quatro horas por dia para ter efeito. 

Priorize tarefas mais importantes

Essa é uma das formas de aliviar o tempo do dia. Fazendo as tarefas mais importantes primeiro, é possível despender mais concentração e disposição na atividade, tendo um melhor aproveitamento. 

 

Posteriormente, as tarefas de menor importância acompanharão o ritmo do corpo e da mente, sendo compatíveis para o grau de dedicação necessária para sua execução e trabalhadas conforme urgência e necessidade.

 

Além disso, uma recomendação é priorizar a saúde, independentemente do estresse e correrias cotidianas. 

 

Isso porque a qualidade de vida é crucial para realizar as demais tarefas com segurança, agilidade e eficiência.

 

Portanto, se há alguma questão a resolver com o corpo, mente, ou mesmo ao colocar um aparelho invisível, é preciso respeitar as consultas e o pós-procedimento para a devida recuperação e realizar as atividades com tranquilidade após.

 

Entender que algumas tarefas são para atender mais uma necessidade própria do que para a realização de qualidade dos afazeres também é necessário, bem como é preciso identificar atividades que podem (e devem) ser delegadas.

Faça uma atividade de cada vez

Fazer duas ou mais tarefas ao mesmo tempo irá atrapalhar o desempenho em todas elas, prejudicando o resultado final, se tornando um problema. 

 

Por isso, o mais interessante é fazer uma atividade de cada vez e, como dito anteriormente, identificando aquelas que demandam mais tempo e atenção.

 

Ao separar as tarefas e realizando uma por vez, elas serão finalizadas mais rápido e com melhores resultados. Portanto separe:

 

  • Hábitos saudáveis;
  • Trabalho;
  • Estudo;
  • Lazer.

 

O acúmulo para se fazer ao mesmo tempo também pode causar estresse e afetar não só o psicológico, como a saúde física, inclusive bucal. 

 

Isso porque o estresse pode fazer com que o ranger dos dentes se torne frequente, podendo deteriorar a sua estrutura. Mascar chicletes ou colocar objetos na boca para descontar a ansiedade, também se tornam comuns, mas fazem muito mal aos dentes. 

 

Assim, após essa consciência e consequências, danificando a arcada dentária, é preciso disponibilizar tempo para o descanso e autocuidado, podendo demandar tratamentos para recuperar a estrutura – caso haja alguma quebra ou trinca – contribuindo também para a autoestima.

 

Uma opção para isso, é a lente de contato dental, proporcionando um sorriso mais alinhado e brilhante, permitindo que os momentos de prazer sejam ainda mais proveitosos e sem qualquer incômodo com a autoimagem.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Os comentários estão encerrados.